fbpx

Existe Pecadinho e Pecadão? – Pr. Gary Haynes

Este é um tema muito pertinente pois muitas igrejas e congregações evitam de falar sobre esse tema tão chave para alcançarmos a plenitude da santidade. Até porque quando nós sabemos sobre o que nos afasta de Deus, logo sabemos o que evitar e como agir perante pecados, falhas e dificuldades.

Muitos pastores e líderes se apegam no que eles acham e usam a Bíblia para justificar sua opinião. Porém estamos aqui, não para defender o que achamos, mas sim o que a Bíblia diz sobre este tema e quais são as instruções necessárias para lidarmos com cada tipo de pecado. 

E se você tem qualquer dúvida se esse tema é interessante para você dar atenção, a resposta é: Você quer ser Cheio do Espírito Santo? Quer se encontrar com Cristo quando Ele voltar? Quer destruir com aquilo que te afasta de Deus? Então fique até o final deste artigo e aprenda com o Pastor Gary Haynes. 

Afinal, existem Níveis e Graus de Pecado?

Veja em João 19:11 “Jesus respondeu: “Não terias nenhuma autoridade sobre mim se esta não te fosse dada de cima. Por isso, aquele que me entregou a ti é culpado de um Pecado Maior”

Quando Jesus estava falando com Pilates dizendo que Ele não teria nenhuma autoridade se não fosse dada por Deus, e quem o entregou à Pilates é culpado de um Pecado Maior! 

O próprio Jesus está dizendo que SIM existem Graus e Níveis de Pecado, com certeza existem pecados menores e pecados maiores, ou o famoso “Pecadinho ou Pecadão”. 

Veja também em Gênesis 18:20-21: “Disse-lhe, pois, o Senhor: “As acusações contra Sodoma e Gomorra são tantas e o seu pecado é tão grave que descerei para ver se o que eles têm feito corresponde ao que tenho ouvido, se não saberei”

Novamente Deus diz sobre a existência de pecados graves no caso de Sodoma e Gomorra, a deliberação de pecados era tão grave que foi o suficiente para levá-los à morte e à destruição. 

Pecadinho ou pecadão já é o suficiente para você não ser Justificado.

“Pois quem obedece a toda a Lei, mas tropeça em apenas um ponto, torna-se culpado de quebrá-la inteiramente. Tiago 2:10”

A verdade é que a partir de 1 pecado menor que seja é o suficiente para você não ser justificado diante de Deus. Neste sentido então, pecado pequeno ou grande, você não será justificado por Deus por sua PRÓPRIA JUSTIÇA. 

Desde muito pequenos nós pecamos por rebeldia, por mentiras, brigamos e etc, nós já nascemos pecadores – “pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus” (Romanos 3:23). 

A má notícia é que 1 pecado que você cometeu você não consegue ser justificado por Deus por conta própria. E a boa é que NINGUÉM consegue ser Justificado por Deus por Conta Própria.

Mas como eu sou justificado por Deus? Calma, já chegamos lá.

E há somente um ser humano que não pecou e era justificado por conta própria, esse alguém era JESUS. 

Mediante a isso, cada um de nós precisamos da Graça de Deus, nos Arrepender e diante de Deus pedir perdão dEle, receber a Graça e torná-lo o nosso Senhor e Salvador.

E isso acontece quando tomamos o caminho de sermos verdadeiros Discípulos de Jesus, ou seja, viver uma vida em prol a Jesus, caminhar com Ele, conhecê-lo verdadeiramente, aprender com Ele e sobre Ele.

Conheça o Movimento dos Discípulos.

Todos temos que passar por este processo, mas graças a Deus que abriu o caminho para nós através da Morte e Ressurreição de Cristo Jesus.

Amém? Você entendeu até aqui? Então vamos entrar agora nos Tipos de Pecado.

Pecado contra o Espírito Santo.

Existem Graus de Pecado? Pecadinho e pecadão

1 João 5:16 “Se alguém vir seu irmão cometer pecado que não leva à morte, ore, e Deus dará vida ao que pecou. Refiro-me àqueles cujo pecado não leva à morte. Há pecado que Leva à Morte; Não estou dizendo que se deva orar por este.” 

Aqui está dizendo sobre aquele pecado contra o Espírito Santo que não tem perdão. E que este pecado leva à morte. Por isso tome muito cuidado com este.

Veja também “Eu lhes asseguro que todos os pecados e blasfêmias dos homens lhes serão perdoados, mas quem blasfemar contra o Espírito Santo nunca terá perdão: é culpado de pecado eterno”. Marcos 3:28,29

Este é um assunto que não vamos aprofundar, se você quer saber mais sobre o Pecado contra o Espírito Santo comente neste artigo. 

O ponto chave deste tópico é o TEMOR do Senhor. Isso não é um tema a ser ignorado. Devemos ter sim Temer a Deus, pois Ele é Amor, Graça e Perdão, mas também é Justiça! Então cuidado irmão e irmã, nós precisamos valorizar o Espírito Santo e respeitá-lo.

Pecado contra o Próprio Corpo

1 Coríntios 6:18 “Fujam da Imoralidade Sexual. Todos os outros pecados que alguém comete, fora do corpo os comete, mas quem peca sexualmente, peca contra o seu próprio corpo.”

Este é um tipo de pecado que afeta e peca contra o próprio corpo. Deus nos fez seres sexuais, isso é fato. Homens e Mulheres Ele nos Fez e o Ato Sexual dentro do casamento é de Deus, foi criado por Deus e não pelo Diabo.. 

Esse ato foi separado para ser feito dentro do casamento, há presença de Deus quando o ato é realizado entre duas pessoas casadas, marido e esposa, e comprometidas uma com a outra. Este é o Plano de Deus.

Quando você comete Fornicação, Adultério, Masturbação, Pornografia  ou qualquer tipo de pecado sexual você está pecando contra o seu próprio corpo e também contra a Deus. 

Um destes aspectos é que cada vez que você comete um pecado sexual você está mutilando a sua alma. E depois vai curando com cicatrizes e endurecendo e vai dando um estrago em sua própria alma. Por isso é muito importante para quem quer viver para Deus, é separar isso apenas para o casamento. 

Veja o livro Eu disse adeus ao namoro, ele pode te ajudar nesta área, clique aqui.

 

Níveis de Punição de Pecado

Existem Graus de Pecado? Pecadinho e pecadão

“Aquele servo que conhece a vontade de seu senhor e não prepara o que ele deseja, nem o realiza, receberá muitos açoites. Mas aquele que não a conhece e pratica coisas merecedoras de castigo, receberá poucos açoites. A quem muito foi dado, muito será exigido; e a quem muito foi confiado, muito mais será pedido“. Lucas 12:47,48

Aqui entramos no assunto sobre níveis de punição de pecado e vamos entender a diferença entre aquele que peca sem conhecimento, e aquele que peca conhecendo a verdade. 

A pessoa que peca não conhecendo a palavra de Deus, ele é sim punido, tem suas consequências, ele terá que responder por aquilo. 

Agora, se a pessoa conhece a verdade, sabe o que é pecado, o seu grau, sua consequência e mesmo assim peca propositalmente, ele será castigado muito mais do que o primeiro. 

E isso entra no nosso próximo tópico. 

Pecado de Forma Deliberada

“Se continuarmos a pecar deliberadamente depois que recebemos o conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados, mas tão-somente uma terrível expectativa de juízo e de fogo intenso que consumirá os inimigos de Deus. Quem rejeitava a lei de Moisés morria sem misericórdia pelo depoimento de duas ou três testemunhas. Quão mais severo castigo, julgam vocês, merece aquele que pisou aos pés o Filho de Deus, que profanou o sangue da aliança pelo qual ele foi santificado, e insultou o Espírito da graça? Pois conhecemos aquele que disse: “A mim pertence a vingança; eu retribuirei”; e outra vez: “O Senhor julgará o seu povo”. Terrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo! (Hebreus 10:26-31)

Há uma diferença enorme entre você cair e deslizar em um pecado e você viver no pecado. É radicalmente diferente para Deus. 

Se eu sou salvo, errei e pequei, eu me achego a Deus, peço perdão e não volto mais a pecar, existe Graça e Perdão! 

Se eu, porém, pecar deliberadamente, continuamente e insistir em viver no pecado, não existe Graça e Deus considera que estou insultando a Ele. Terrível é cair nas mãos do Deus Vivo. 

Entenda que este estudo não é para julgá-lo e sim para você sair daqui equipado e pronto para viver uma vida plena e de santidade a Deus. Nosso papel é ensinar a Bíblia aos discípulos verdadeiros de Jesus. 

Agora vamos a melhor notícia deste artigo.

A importância do pedir Perdão e Sermos Justificados por Jesus Cristo 

Existem Graus de Pecado? Pecadinho e pecadão

“Se afirmarmos que estamos sem pecado, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós. Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. Se afirmarmos que não cometemos pecado, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua palavra não está em nós.” (1 João 1:8-10)

Graças a Deus temos o livre acesso ao Pai e está disponível para nós o Amor, Perdão e Graça que provém somente dEle. Este versículo é o que faz nós termos esperanças de vivermos uma vida de santidade, que irá nos manter em um relacionamento íntimo e sincero com Jesus Cristo. 

Conclusão

Você entendeu que existem sim níveis e graus de pecados, os tipos de pecados e o caminho para nós pedirmos perdão e sermos justificados por Jesus. 

Agora cabe a você a prática deste estudo. Se você pecou e está arrependido dos seus pecados, ore agora e confesse seus pecados, pois Ele é fiel e justo para nos Perdoar e nos livrar de toda a Injustiça. 

Quer ser um discípulo de Jesus verdadeiro? Conheça o movimento que tem impactado diversas pessoas ao redor do Brasil e do Mundo. 

Clique aqui para conhecer o Movimento dos Discípulos. 

Espero que este estudo impacte profundamente a sua vida e que você venha se tornar um verdadeiro discípulo de Jesus. 

Deus te abençoe, e até a próxima.

Compartilhe com os seus Amigos:

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on telegram
Share on pinterest
Share on twitter

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Preencha esse campo
Preencha esse campo
Digite um endereço de e-mail válido.
Você precisa concordar com os termos para prosseguir

dez + sete =

Você também vai gostar

Navegue por Temas

Nos Acompanhe nas Redes sociais

vale a pena conferir

Últimos Artigos

Menu